sexta-feira, 24 de maio de 2013

Alvorada de Minas-MG



 Alvorada de Minas-MG




Alvorada de Minas é um município com aproximadamente 3.482 habitantes. Nos primeiros anos do século XVIII, a povoação era denominada Santo Antônio do Rio do Peixe, ou simplesmente Rio do Peixe estando ligada às atividades mineradoras do Serro Frio.

A antiga povoação foi elevada a distrito em 1836 e depois, elevado à freguesia em 1841, tendo como primeiro viário o Padre Silvério Teixeira Coelho. A paróquia foi construída em 1846 e restaurada em 1857.

Rio do Peixe foi progredindo lentamente e em 1962 foi emancipada, desmembrando-se do Serro e tornando-se sede do município, com a atual denominação de Alvorada de Minas. Possui o distrito de Itapanhoacanga com um folclore rico nas tradições de Bumba meu Boi, Folia de Reis e Marujada.







O distrito de Itaoanhoacanga foi um dos maiores garimpos de ouro do Serro Frio. João Simões, antigo negociante do lugar, figurou entre os homens mais abastados de Capitania em 1746. A Igreja de São José, tombada pelo IPHAN, é importante exemplar da arte barroca. A construção iniciou em 1746, havendo registros de reedificação em 1763 e 1771/1787, possuindo bela portada, altares com talhas e uma pintura de lindos painéis no forro com os dizeres: “No ano de 1787, pintou esta pintura Manoel Antônio da Fonseca, por mandado do Capitão José Pereira Bonjardim, que por sua devoção deu as tintas.” Outro importante exemplar barroco é a Igreja de N. S. do Rosário, também com pinturas, provavelmente do mesmo Manuel Antônio da Fonseca e de algum discípulo do Mestre Ataíde.

Itapanhoacanga foi um antigo pouso da Estrada Real, que ligava o Serro Frio a Ouro Preto, passando por onde hoje se encontra a rua principal do distrito. Por lá transitaram governadores, tropas, garimpeiros e tropeiros, além de vários viajantes.

Para o lazer, o Rio Landim é uma das melhores opções, com suas águas cristalinas e mansas além do Rio Campina e Tanque do Carumbé. Assim como nos séculos XVIII e XIX, a região de Alvorada de Minas, sobretudo em seu distrito de Itapanhoacanga, volta a ser o centro de extrativismo mineral, com exploração de jazidas de minério de ferro.


Capela do Rosário


 Igreja São José Itapanhoacanga


Uma região rica em belezas naturais, como suas belas paisagens.





 Cachoeira da Campina











 Serra da Escadinha entre Itapanhoacanga


Serra dos veados

Nenhum comentário:

Postar um comentário